segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dançar para Reabilitar


Uma interessante iniciativa do governo da província de Cebu, nas Filipinas - amplamente divulgadas pela mídia mundial -, que introduziu a dança como atividade para centenas de prisioneiros de um centro de detenção e reabilitação. Os resultados indicam que a nova rotina de exercícios melhorou "drasticamente" o comportamento dos presos.
Tudo começou quando o que estamos acostumados e o que se via lá era muito parecidos: prisões super lotadas, tomadas pela corrupção e jogos. Até que, em dezembro de 2004, houve uma rebelião e 1.400 presos foram transferidos para o, na época, recém construído Centro de Detenção e Reabilitação da Província de Cebu (CPDRC).
Com a mudança o diretor Garcia aproveitou para nomear novas lideranças para os presos, todos ligados a polícia ou a grupos paramilitares e obrigou aos presos a fazerem exercícios físicos diários que após um tempo foram substituídos por aulas de dança. Sim, lá encontramos, criminosos violentos e até estupradores fazendo passinhos de dança.
Logicamente continuam bandidos, mas pelo menos há uma tentativa de reabilitação, e uma ocupação evita o tempo livre para pensar e executar "besteiras".
Os detentos já apresentaram várias coreografias, dentre elas a Dança do "Mudança de Hábito" aquele filme com a Whoopi Goldberg, Macarena e Thriller.