quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO

DIA 08 DE SETEMBRO
DIA MUNDIAL DA
ALFABETIZAÇÃO

Excelente dia para lembrarmos a qualidade de ensino nas escolas de todo o Brasil!

Dia 08 de Setembro é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A comemoração no Brasil acontece desde o dia 14 de Novembro de 1930, data da fundação do Ministério da Educação e Saúde Pública. A alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e suas variações.
Esse processo não se resume apenas ao ato de ler, mas também na capacidade de interpretar, compreender, criticar, e produzir conhecimento. Além disso o aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita, promovendo assim uma socialização do individuo como um todo na sociedade.

Sendo o dia 08 de Setembro o Dia Mundial da Alfabetização é bom que todos nós possamos nos lembrar da qualidade de ensino que tem sido dado às nossas crianças. A qualidade de ensino tem de ser melhorada em todo o Brasil, não adianta somente comemorarmos este dia com eventos apenas simbólicos. É preciso muito mais, é preciso que toda a população e os governantes se conscientizem que é somente através da educação que poderemos formar grandes profissionais no futuro. As crianças de hoje serão os médicos, engenheiros, advogados de amanhã.

É vergonhoso ver a forma errada e os erros ortográficos que as crianças e adolescente cometem. Depois da criação do ‘internetês’ a situação piorou considerávelmente , já que agora o ‘k’ e o ‘x’ substitui tudo que tenha som similar. Além do ‘internetês’, famoso idioma criado pelos jovens e usado na internet, agora podemos ver também este idioma nos ‘torpedos’ ou ’sms’. Isso acaba por criar um vício nas crianças e adolescentes que acabam por passar isso para a escrita no papel ou melhor, na escola.
O objetivo da alfabetização é fazer com que a pessoa aprenda a buscar sua realização pessoal e profissional, para que possa exercer sua cidadania, visto ser o analfabetismo o grande causador da exclusão social das camadas mais pobres da população (não só no Brasil, como também na maioria das nações). Segundo pesquisas, as pessoas que procuram a alfabetização pertencem a uma classe econômica excluída; encontram-se numa faixa etária de 14 a 70 anos e possuem um emprego basicamente braçal.
A pessoa alfabetizada domina a escrita e pode participar de uma vida social normal. Ao ser alfabetizada, a pessoa reconstrói sua identidade de cidadã, pois resgata sua expressão oral e corporal de modo a não se sentir inferiorizada, fato que lhe dá a possibilidade de se integrar na família e na comunidade.
Até recentemente, era considerada alfabetizada a pessoa que assinava o próprio nome e sabia ler e escrever coisas básicas. Hoje, só é considerada alfabetizada a pessoa que consegue ler um manual de instrução, exigência mínima do novo mundo do trabalho.